5 passos para definir e entender o seu cliente ideal


O primeiro passo para quem tem um negócio físico e decidiu utilizar o Marketing Digital para alavancar suas vendas, é identificar quem é o seu público. E, muito mais do que simplesmente saber quem são essas pessoas, é preciso entendê-las, se comunicar com elas e definir quem é o seu cliente ideal.

E por que isso é tão importante no Marketing Digital?

A verdade é que, a definição de cliente ideal é fundamental para o seu negócio como um todo e não somente para as suas ações de Marketing Digital.

Vamos pegar o mar como exemplo. Quando estamos na praia, se começar a olhar fixamente para o horizonte, não conseguiremos identificar onde o mar termina. Ele continua infinitamente, formando todo um oceano de águas. Se você pegar um barco e sair em busca do seu fim, ficará navegando por horas a fio, sem conseguir atingir esse objetivo.

Agora você pode estar se perguntando: Mas, o que o mar tem a ver com o meu negócio e com Marketing Digital?

Simplesmente tudo!

A internet, canal utilizado para colocar as ações de Marketing Digital em prática, é um verdadeiro mar de pessoas o tempo todo conectadas. Através de seus computadores, tablets e smartphones, elas são "bombardeadas" todos os dias por novas informações, das mais variadas fontes e dos mais diversos assuntos.

Por este motivo, se a sua loja ou negócio físico não tiver uma estratégia clara de quem é o seu cliente ideal, certamente a sua divulgação correrá o risco de se afogar em meio a esse mar de pessoas e informações.

Neste momento, surge a pergunta que não quer calar:

Como faço para definir e entender quem é o meu cliente ideal?

Reuni abaixo 5 passos simples para que você consiga realizar esta importante tarefa. Confira 😉

Passo 1 - Defina qual é seu tipo de cliente

Ele é B2B (empresa) ou B2C (consumidor final)?

No fim das contas, você estará lidando com pessoas, mas o processo de vendas e a maneira como você vai se comunicar é diferente para as duas categorias.

Passo 2 - Entenda o que ele busca ao procurar um produto como o seu

É preciso descobrir se existe realmente demanda para o seu produto no mercado. Para isso, você pode utilizar grupos no Facebook e WhatsApp para realizar uma pesquisa. Hoje em dia, todo mundo participa de pelo menos um grupo em uma dessas duas Redes Sociais, então aproveite para fazer perguntas que te ajudem a descobrir se realmente vale a pena investir no segmento que você deseja empreender.

Passo 3 - Identifique as dores e preferências do seu cliente ideal

Esse é outro passo que pode ser descoberto através de pesquisas ou perguntas em grupos do Facebook e WhatsApp. Se você já tem clientes, pode também entrar em contato com eles para saber sobre isso.

Passo 4 - Descubra o por quê do seu cliente ter escolhido comprar de você

Esse é um dos passos mais importantes e também o que as pessoas mais evitam fazer. Tenha em mente que os seus clientes atuais devem ser sempre o seu ponto de partida para qualquer nova ação que queira desenvolver. Eles já te deram um voto de confiança e, por isso, é fundamental que você saiba por qual motivo, em meio a tantas ofertas, eles escolheram a sua.

Passo 5 - Analise todos os seus clientes e defina qual é o perfil que mais se encaixa no que você gostaria de trabalhar

Quem tem negócio sabe que sempre existe aquele cliente que você pensa: "Se vierem outros 10 como ele, eu ficaria muito feliz", não é mesmo?

Se você já tem alguém em mente, pare por pelo menos meia hora para analisar o perfil desse cliente. Entenda como ele chegou até você, faça anotações e comece a direcionar suas ações de Marketing para pessoas que também possuam os mesmos interesses e o mesmo perfil.

Gostou das dicas?

Depois que aplicá-las, volte aqui e deixe o seu comentário contando seus resultados ;)

Posts Recentes