Marketing nas Redes Sociais: o guia definitivo para alavancar o seu negócio

Se você tem um negócio físico (quando falamos de negócio físico nos referimos a todas as empresas que pretendem atrair do online para vender no offline), certamente está sempre em busca de alternativas para aumentar suas vendas e atrair novos visitantes para a sua loja (em se tratando de comércio). Neste sentido, o Marketing nas Redes Sociais vem se destacando como uma das ferramentas mais eficientes e assertivas, dando mais visibilidade a um negócio na internet e proporcionando maior interação com o público.

Levando em consideração alguns dados recentes das principais Redes Sociais utilizadas no Brasil, somente o Facebook conta com 2 bilhões de usuários ativos no mundo todo, sendo 139 milhões no Brasil. O whatsapp conta com 120 milhões de usuários ativos no país, que acessam o aplicativo todos os dias. No YouTube, 1 bilhão de pessoas estão ativas, sendo mais de 500 milhões de vídeos visualizados diariamente. Já o Instagram, conta com 800 milhões de usuários ativos por mês, sendo que desse número 500 milhões acessam todos os dias. Por fim, o LinkedIn, rede que vem crescendo cada vez mais e se tornando um espaço para fazer novos negócios, principalmente se você vende para o público B2B, conta com 45 milhões de usuários brasileiros, sendo que desse número 40% acessam a rede todos os dias.

Ao analisarmos todos esses dados e informações, percebemos que tornou-se praticamente obrigatório, para quem tem ou pretende ter um negócio, estar nas Redes Sociais, já que o tempo todo as pessoas estão conectadas a elas. Entretanto, estar presente nas Redes Sociais não significa apenas fazer postagens diariamente ou algumas vezes na semana. É preciso pensar em estratégias que tenham a ver com os objetivos da sua empresa, definir uma Linha Editorial, realizar um planejamento, analisar dados, mapear seus concorrentes, observar como eles estão fazendo e etc.

Neste post, vamos mostrar exatamente tudo o que você precisa saber sobre Marketing nas Redes Sociais, como fazer para colocá-lo em prática e alavancar as vendas do seu negócio. Confira os tópicos que serão abordados abaixo.

  • O que é Marketing nas Redes Sociais

  • Por que usar as Redes Sociais no Marketing do seu negócio?

  • Como criar as estratégias certas

  • Importância do Planejamento

  • Principais Redes Sociais utilizadas e suas características

  • Anúncios nas Redes Sociais: Fazer ou não fazer?

  • Mensurando os resultados

  • Conclusão

O que é Marketing nas Redes Sociais?

Partindo do princípio de que Marketing é o conjunto de estratégias utilizadas para entendimento do público de um determinado negócio, identificando assim formas de suprir suas necessidades, as Redes Sociais nada mais são do que os canais escolhidos pela empresa para a aplicação dessas estratégias. Ou seja, as Redes Sociais são utilizadas como ferramentas de promoção de uma marca, divulgação de produtos e serviços, interação com o público, entre outros, que estejam de acordo com as estratégias idealizadas para o Marketing da empresa.

No entanto, para que se obtenha os resultados almejados, são necessárias uma série de ações que farão com que isso aconteça, que falaremos ao longo desse texto.

Por que usar as Redes Sociais no Marketing do seu negócio?

Como dito anteriormente, estar presente nas Redes Sociais não é mais um diferencial. Se você quer atrair novos clientes para o seu negócio, elas se tornaram obrigatórias, já que grande parte da população está conectada às principais redes, como Facebook e Instagram. Muitas empresas costumam dizer que as Redes Sociais não funcionam para elas, mas o que acontece é que na grande maioria das vezes elas não estão utilizando esses canais de maneira adequada e muito menos usando as estratégias ideais. Outro ponto fundamental é a identificação da Rede Social certa, onde o público de um determinado negócio realmente acessa.

Entre os benefícios de utilizar as Redes Sociais como canais de Marketing Digital, podemos citar os seguintes, apontados por empresas entrevistadas pela pesquisa Social Media Trends:

  • Divulgação da marca;

  • Engajamento com a audiência;

  • Aumento de tráfego no blog/site;

  • Aumento de vendas e do número de clientes.

Como criar as estratégias certas

Quando falamos de utilizar as Redes Sociais para o Marketing de uma empresa, não basta apenas fazer postagens na sua página do Facebook ou perfil do Instagram. É preciso muito mais do que isso e o principal é encará-las como uma ferramenta séria para dar visibilidade ao seu negócio e não apenas como um meio de distração dos usuários. Neste sentido, é importante lembrar que as pessoas não acessam as Redes Sociais com o objetivo de comprar algo e, sim, em seu momento de descanso e lazer. Tendo isso em mente, suas estratégias devem ser pensadas levando esse ponto em consideração. Por isso, não é interessante falar apenas sobre o seu produto ou postar promoções o tempo tempo. É preciso existir um equilíbrio, com postagens mais interativas, com dicas relevantes que mostrem para as pessoas a diferença que o seu produto fará na vida delas, por exemplo.

Para que isso ocorra, é preciso ter clareza sobre a transformação que o seu produto/serviço causa na vida de seus clientes e também conhecer a fundo a sua persona (cliente ideal). Só assim você conseguirá ser assertivo nas Redes Sociais. O interessante é que você pode obter essas informações através deles mesmo. Por exemplo: você pode realizar um post no Facebook e no Instagram com uma pergunta que te ajude a conhecer melhor as dores e necessidades do seu público. Através dessas respostas, você conseguirá produzir conteúdos que realmente sejam do interesse dessas pessoas aumentando, consequentemente, o engajamento nas suas redes.

A importância do Planejamento

Depois de identificar as estratégias que de fato irão funcionar para o seu negócio, chegou a hora de passar para o papel. Muitas pessoas acreditam que o planejamento é desnecessário sendo, muitas vezes, uma perda de tempo. Entretanto, o que elas não percebem é que parar para planejar de uma semana a um mês economizará muito tempo no futuro. Em se tratando de Redes Sociais, o planejamento funciona como um verdadeiro guia, contendo um passo a passo do que deve ser feito, conduzindo todo o trabalho da equipe de marketing ou do profissional que ficará responsável por realizar o trabalho.

No Planejamento, devem ser incluídos os objetivos que a empresa pretende atingir ao realizar o Marketing nas Redes Sociais, as redes escolhidas, os tipos de conteúdos a serem produzidos e um passo a passo com datas de todas as ações a serem realizadas.

Precisa de ajuda? Baixe aqui o checklist com o que você precisa fazer para ter resultado nas Redes Sociais

Principais Redes Sociais utilizadas e suas características

Existem diversas Redes Sociais atualmente que podem ser utilizadas no Marketing do seu negócio. Porém, neste texto, vamos nos concentrar em falar sobre as Redes Sociais mais acessadas e que oferecem mais resultados às empresas. São elas: Facebook, Instagram, Linkedin, YouTube e Whatsapp.

  • Facebook - Considerada a maior Rede Social do mundo, contanto com 2 bilhões de usuários ativos, o Facebook é a mais utilizada pelas empresas, pois através dele é possível encontrar todos os tipos de público. Costumamos dizer que você pode aderir a qualquer outra Rede Social em sua estratégia, mas o Facebook ainda é obrigatório. Diferente de outras Redes Sociais, para divulgar o seu negócio através do Facebook é preciso criar uma fanpage, que oferece recursos específicos e de onde você pode realizar anúncios pagos para expandir e dar mais visibilidade as ações do seu negócio. Muitas pessoas ainda tem dúvidas se o ideal é criar um perfil ou uma página e acabam realizando postagens através do perfil pessoal, o que não é correto. (Saiba mais sobre as diferenças entre fanpage e perfil no Facebook clicando aqui).

  • Instagram - É a Rede Social que mais cresce nos últimos anos e tem se tornado um excelente canal, principalmente para empresas que atuam no varejo. Justamente por este motivo, a Rede vem incluindo em sua plataforma ferramentas que facilitam a venda de produtos, como o Instagram Shopping. Outro ponto importante é que o Instagram ainda é uma Rede Social utilizada predominantemente por um público mais jovem, numa faixa etária até os 35, 40 anos. O aplicativo também oferece muitas possibilidades para divulgação de um negócio, tornando o marketing mais personalizado e criando alternativas de maior interação com os seguidores. Um exemplo disso são os Stories, que vem ganhando cada vez mais visibilidade, a ponto de muitos usuários preferirem assistir aos vídeos curtos que desaparecem em 24 horas, do que as postagens do feed. São muitos os recursos que podem e devem ser explorados pela sua empresa no Instagram. Em breve, faremos um post exclusivo sobre este assunto.

  • Linkedin - Antes considerado como uma Rede Social voltado para recrutamento de colaboradores, o Linkedin se transformou no último ano em uma verdadeira rede profissional, onde é possível conquistar novos clientes, firmar parcerias e criar uma boa rede de networking. Além disso, as pessoas que estão no Linkedin produzem muito conteúdo de extrema qualidade. Por isso, a forma de se trabalhar o marketing nesta rede deve ser totalmente exclusiva e diferenciada, sendo ideal para empresas que atendem ao público B2B. O Linkedin também oferece as opções de perfil e páginas profissionais, porém diferentemente do Facebook, é possível fazer um bom trabalho através dos perfis, sendo possível até mesmo a realização de anúncios pagos.

  • YouTube - Junto com o GOOGLE, o YouTube é considerado hoje como um dos principais mecanismos de busca do mundo. Como as pessoas tem preferido consumir conteúdos no formato de vídeos, o YouTube oferece muitas possibilidades, se bem utilizado. Para ter resultados consistentes, é preciso realizar a postagem de vídeos periodicamente, com temas que estão sendo pesquisados pelas pessoas, de acordo com a sua área de atuação.

  • Whatsapp - Você sabia que o Whatsapp também é uma Rede Social? E ele vem se tornando cada vez mais indispensável na estratégia de Marketing das empresa, funcionando com um excelente apoio às vendas. No entanto, diferente das outras Redes Sociais, por oferecer a possibilidade de um contato direto com o possível cliente, é preciso adotar uma linguagem mais interativa e personalizada, para que a pessoa não tenha a impressão de que está sendo incomodada com propagandas e promoções. Uma dica importante é que, se você for utilizar essa Rede Social para o envio de dicas e informações, faça isso com moderação, enviando no máximo duas mensagens por semana em dia alternados. Isso vai evitar que as pessoas queiram bloquear o seu número, impedindo que você se comunique com elas.

Anúncios nas Redes Sociais: Fazer ou não fazer?

Se você ainda acredita que é possível ter visibilidade, atrair muitas curtidas e seguidores sem precisar investir dinheiro para isso, está muito enganado. Contar somente com tráfego orgânico (gratuito) em se tratando de Redes Sociais é coisa do passado. Para atingir os resultados que você deseja, é preciso sim investir em anúncios em todas as Redes Sociais escolhidas para colocar o seu Marketing em prática. No início, existia o mito de que depois que você faz anúncio no Facebook, a sua página começa a receber menos acessos para que você seja forçado a continuar anunciando. No entanto, como dissemos, trata-se de um mito, ou seja, isso não condiz com a realidade. Obviamente, o Facebook, e qualquer outra Rede Social, é uma empresa e, por isso tem sim fins lucrativos. E, uma das formas encontradas por eles para obter renda, principalmente das empresas que estão ali realizando vendas através das publicações, foi o anúncio.

Não só o Facebook, como todas as outras Redes Sociais citadas neste texto (com exceção do Whatsapp) oferecem a opção de mídia paga. O lado positivo é que você estipula o valor a ser investido, que estará de acordo com as possibilidades do seu negócio. Uma dica importante é que você teste e mensure os resultados num primeiro momento, podendo começar com valores de R$ 10 a R$ 50, e depois vá aumentando o investimento conforme os resultados forem surgindo.

Mensurando os resultados

Um ponto fundamental e que acaba ficando de lado em muitas empresas, é a mensuração constante dos resultados que estão sendo obtidos através das ações nas Redes Sociais. E aqui eu não estou falando das Métricas da Vaidade (quando a empresa se preocupa somente com curtidas e seguidores) e, sim, de resultados concretos, quando essas curtidas se transformam em novos clientes para o seu negócio. No fim, todas as empresas que decidem realizar o seu Marketing nas Redes Sociais tem o objetivo de aumentar suas vendas. Sendo assim, é preciso analisar sempre os resultados das ações que estão sendo realizadas e criar formas de identificar dentro da empresa de onde estão vindo os novos clientes.

Quando falamos de negócios físicos, esse costuma ser o principal desafio, já que a grande maioria não adota mecanismos para saber como o cliente chegou até a empresa. Sem essa métrica, fica praticamente impossível saber se o seu Marketing nas Redes Sociais está gerando resultados ou não. Por isso, tenha sempre em mente que o que não é medido não pode ser gerenciado. Além de analisar os resultados das suas postagens, crie formas de medir dentro do seu negócio se as novas vendas estão vindo das ações feitas nas Redes Sociais ou não. Para isso, será necessário envolver os seus colaboradores e equipe de vendas, para que eles sempre façam perguntas sobre como ficaram sabendo da sua empresa, por exemplo.

Conclusão

Finalizamos esse post, concluindo que estar presente nas Redes Sociais pode ser fundamental para alavancar os resultados do seu negócio, tanto em vendas como em visibilidade. No entanto, é preciso ser assertivo e investir em postagens e campanhas que realmente vão gerar resultados positivos, ser estratégico e realizar um planejamento das ações a serem realizadas. Algumas boas práticas que podem te ajudar são as seguintes:

  • Entenda bem e identifique o seu público;

  • Faça postagens frequentemente, pois isso é muito importante nas Redes Sociais e, o mais importante, seu público agradece;

  • Identifique a Rede Social que realmente trará os resultados que você precisa e não aquela que está todo mundo usando. Nem sempre ela pode fazer sentido para o seu negócio.

Sabemos que não é tão simples assim ter uma estratégia bem-sucedida nas Redes Sociais. Exige muita dedicação e esforço, mas utilizando as ferramentas certas temos certeza que os resultados serão muito positivos para o seu negócio.

Quer saber ainda mais sobre como aplicar o Marketing nas Redes Sociais no seu negócio?

Clique aqui e participe da próxima turma do curso online e ao vivo Redes Sociais para Negócios Físicos.

Posts Recentes