Métricas da Vaidade: Por que você deve fugir delas?


O que você prefere: 1 - Ter muitas curtidas em seus posts e inúmeros seguidores nas Redes Sociais.

OU

2 - Ter muitos novos clientes visitando o seu estabelecimento ou contratando o seu serviço, porque viram seus posts no Facebook ou Instagram.

Dependendo da opção que você escolher, esse pode ser o motivo pelo qual você sempre diz que não tem resultado com o Marketing Digital 😐

Medir e acompanhar todas as ações que você realiza nas Redes Sociais é fundamental para saber se elas de fato estão dando resultado. Afinal, segundo o estatístico William Edwards Deming, o que é medido, não pode ser gerenciado ou aperfeiçoado.

Em todo o seu processo de Marketing Digital, é fundamental estabelecer métricas que vão te ajudar a modificar o que não oferece os resultados necessários e a manter o que está funcionando.

Neste sentido, chamamos de MÉTRICAS DA VAIDADE todas aquelas informações que, muitas vezes você considera relevantes, mas que na verdade não te ajudam a tomar nenhuma decisão sobre o seu negócio.

É por este motivo que você deve sempre evitá-las e adotar métricas que realmente fazem sentido, como taxas de conversão, seguidores das Redes Sociais que visitam sua loja e realizam compras e etc.

Para que você possa entender melhor, vou listar abaixo algumas dessas métricas que você deve sim observar, mas não focar nelas.

1 - Curtidas em postagens 2 - Seguidores no perfil do Instagram e curtidas em páginas do Facebook 3 - Cliques no link do seu site, blog ou página de captura 4 - Visualizações e alcance das postagens

Nenhuma das métricas acima demonstram se de fato essas pessoas acompanham seus posts e tem interesse em, um dia, se tornarem clientes do seu negócio, ou se apenas curtiram por terem gostado da imagem ou qualquer outra informação que você tenha colocado.

Para resumir utilize as métricas certas e CORRA das métricas da vaidade, pois elas não vão pagar as suas contas 😉

Posts Recentes