Por que sua empresa não precisa de uma agência de Marketing Digital?

Está pensando em contratar uma agência de Marketing Digital, com o objetivo de atrair novos clientes para o seu negócio?

Antes de tomar esta importante decisão, que fará toda a diferença nos resultados que você pretende obter, é preciso que você entenda alguns pontos a respeito deste mercado, até mesmo para contratar certo e não perder dinheiro. Pensando nisso, elaboramos este texto para te ajudar e orientar nesta seleção.

Primeiro, é preciso entender que Marketing Digital não é Publicidade. A Publicidade faz parte do Marketing, mas este último é muito mais amplo, sendo composto por outras etapas cruciais e fundamentais para uma empresa. Além disso, Marketing é uma estratégia de negócio e de apoio às vendas. Como terceirizar algo que é tão vital na gestão da sua empresa? É sobre isso que vamos ver a seguir.

Se preferir, assista a este conteúdo em vídeo no nosso YouTube

3 Motivos pelos quais você não precisa de uma Agência de Marketing Digital

Como falamos anteriormente, por se tratar de uma estratégia de negócio, é preciso ter alguns cuidados quando o assunto é contratar uma outra empresa para realizar o Marketing Digital do seu negócio. Para te ajudar nesta decisão, elencamos abaixo 3 motivos que você deve estar atento neste processo.

1 - Por ser uma ferramenta de apoio às vendas, é preciso que pelo menos a elaboração das estratégias seja realizada internamente, já que uma agência não conseguirá acompanhar 24 horas a vida do seu negócio. Sendo assim, sempre poderão existir brechas que somente as pessoas que estão diariamente dentro da empresa poderão preencher, principalmente em tempos de Redes Sociais que oferecem ferramentas que exigem cada vez mais personalização.

2 - Existem muitas agências competentes e que dão resultado no mercado, mas a grande maioria são agências de publicidade que migraram para o Marketing Digital.

A grande questão neste ponto é que as pessoas no ambiente digital possuem um comportamento completamente diferente e, por isso, as estratégias da Publicidade Tradicional podem não funcionar tão bem. Por este motivo, é preciso observar atentamente as opções de agências que estão disponíveis e escolher a aquela que vai proporcionar resultados reais para a sua empresa.

3 - Antes de contratar, é importante que você primeiro entenda de que forma o Marketing Digital pode alavancar o seu negócio, até para saber cobrar pelos resultados certos depois. Isso é fundamental até para que você consiga auxiliar na elaboração de estratégias e também com o envio de informações a serem utilizadas. Por isso, não delegue esta função no primeiro momento. Procure entender e estudar sobre Marketing Digital. Você perceberá que vai fazer muita diferença na hora de direcionar e delegar as suas ações de marketing.

Inscrições abertas para a próxima turma do curso online Comece Certo no Marketing Digital e Alavanque o seu Negócio

Em que momento é preciso contratar uma agência de Marketing Digital?

Sim, é possível ter um Marketing Digital de resultados sem uma agência. No entanto, com o aumento da demanda de trabalho e do número de clientes no seu negócio, você sentirá necessidade de delegar algumas tarefas de Marketing.

Nesse momento, você pode decidir pela contratação de um estagiário, um profissional de Marketing, um freelancer ou... de uma agência de Marketing Digital. Com isso, confira abaixo 5 momentos em que você pode (e deve) contratar uma agência.

1 - Para realizar um material gráfico mais elaborado, fazer logo e etc.

O Marketing Digital não exclui o Marketing Tradicional. Ambos são estratégias que se complementam e muitas estratégias do Marketing Tradicional ainda são fundamentais para um negócio, como a preocupação com a identidade visual, material gráfico e etc. Para isso, existem agências e profissionais especializados, que realizam um excelente trabalho, auxiliando na visibilidade e credibilidade da sua empresa.

2 - Produção de conteúdo para blog e Redes Sociais

Esse é sempre o ponto onde muitas empresas tem dificuldade de dar conta, por necessitar de dedicação e tempo para produção textual, de imagem, vídeo e etc. No início, ainda é possível dar conta de tudo mas, com o passar do tempo, as tarefas vão aumentando e torna-se necessária a contratação de um profissional para executar este trabalho. Nesta hora, uma agência especializada em conteúdo vai fazer toda a diferença, oferecendo qualidade e consistência a esse trabalho. Mesmo assim, é importante que você participe sempre da elaboração das estratégias e temas que serão abordados.

3 - Para desenvolvimento de sites

Esta é uma função mais técnica, que de fato exige a contratação de um profissional especializado e que vá atender a demanda do seu negócio. Hoje já existem sites na internet que facilitam o desenvolvimento de um site, mas ainda não substituem a figura do desenvolvedor, que conta com mais expertise neste assunto.

4 - Para fazer campanhas de mídia paga

Os anúncios estão disponíveis em todas as Redes Sociais e, apesar de parecer fácil clicar no botão impulsionar do Facebook, é preciso conhecer a fundo as ferramentas para não investir errado e acabar desperdiçando recurso. Neste momento, a contratação de uma agência especializada em tráfego e mídia paga vai ajudar a alavancar os seus resultados e fazer os anúncios da maneira certa.

5 - Para aumentar o posicionamento no GOOGLE

Existem agências especializadas em aumentar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca, aplicando estratégias de SEO (Search Engine Optimization). Neste momento, para ampliar sua visibilidade principalmente no GOOGLE, faz todo o sentido a contratação de uma agência que realizará o trabalho de maneira correta e assertiva, orientando ainda quanto as melhores práticas.

Conclusão

Após o entendimento de como o Marketing Digital funciona, é possível perceber que a agência sempre terá o seu espaço dentro das empresas. No entanto, é preciso avaliar bem antes e não delegar 100% do seu Marketing e, sim, ações pontuais que servirão para ampliar a visibilidade.

Além das agências de Marketing Digital, existem ainda empresas que prestam consultoria nesta área, auxiliando a equipe interna sobre como realizar essas ações, não necessitando também da contratação de uma agência. Cabe a você analisar e decidir pela opção mais adequada e que faça sentido para o seu negócio.

Gostou desse texto?

Deixe seu comentário e compartilhe com quem você achar que precisa dessa leitura.

Posts Recentes